A corrosão é uma grande inimiga das estruturas metálicas, que acabam perdendo a durabilidade conforme seu contato com umidade, sais e até mesmo o oxigênio do ar, mas qual a solução ideal para realizar essa proteção: pintura ou galvanização a fogo?
Neste post, você confere qual a diferença entre os dois métodos e qual a melhor opção para a sua obra.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO A FOGO?
A galvanização a fogo acontece através do mergulho das peças em um tanque de zinco, deixando seu acabamento perfeito, sem rebarbas ou torções e a durabilidade de um material que passa por esse processo pode chegar a 20 anos. Dependendo da agressividade do ambiente, algumas peças podem durar até 50 anos.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE PINTURA?
A pintura das peças é um pouco diferente e demanda maior tempo de preparo. O processo é realizado através de um jateamento abrasivo e, em seguida, realizada a pintura dos materiais.
Sua durabilidade depende muito da tinta utilizada para fazer essa camada de proteção, avaliadas conforme o ambiente em que ficará a estrutura da fiação.

GALVANIZAÇÃO A FOGO X PINTURA: QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Agora que você viu como funciona cada processo, vamos para a parte mais importante: qual formato escolher!
Quesito 1: Aderência
Aqui temos o primeiro ponto positivo para a galvanização que, por ter uma camada mais firme que a da pintura, faz com que os materiais tenham maior dificuldade ao descascar.
Quesito 2: Tempo
O processo de pintura é bem mais demorado e pode levar dias para ser finalizado. Já a galvanização acontece em um dia ou até mesmo algumas horas. Então, mais um ponto positivo para a galvanização.
Quesito 3: Preço
Esse é o quesito mais questionado por muitos e quem leva pontuação nesse é a pintura. As tintas costumam ter um custo menor do que o processo de galvanização, por isso, o investimento pode se tornar menor.
Quesito 4: Durabilidade
Ambas possuem boa durabilidade, porém, a pintura necessita de mais manutenção do que a galvanização, já que esse processo é mais simples e exige menos frequência. Ponto positivo para a galvanização.

Mas lembre-se: independentemente do processo ganhador, é sempre importante avaliar onde as estruturas serão instaladas e o risco ambiental que elas correm no espaço para definir qual a melhor opção para você.
Você pode conferir algumas de nossas soluções em galvanização aqui no blog, em nosso Instagram ou entrando em contato com nossos consultores.