Os leitos encravados e os leitos soldados são dois tipos de leitos utilizados em processos de galvanização. Embora ambos tenham a mesma finalidade de suportar as peças que serão galvanizadas, existem algumas diferenças importantes entre eles.
Um dos principais diferenciais entre os dois tipos de leitos é a forma como as travessas são unidas. Nos leitos soldados, as travessas são soldadas entre si, formando uma estrutura mais rígida e resistente. Já nos leitos encravados, as travessas são simplesmente encaixadas e dobradas nas laterais da peça.
Outra diferença importante é a proteção contra a corrosão. Quando ocorre a galvanização, o zinco é aplicado sobre as peças e, em seguida, é deixado para esfriar.
Nos leitos soldados, as aberturas nas travessas facilitam o escorrimento do zinco, cobrindo 100% da peça e garantindo uma proteção perfeita contra a corrosão.
Já nos leitos encravados, o zinco não cobre toda a peça e, consequentemente, é onde a corrosão tende a começar.
E AÍ, QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS BÁSICAS?
Basicamente, a diferença entre ambos são as travessas e, essencialmente, o processo de galvanização que acontece de forma mais ou menos eficaz entre os leitos.
A escolha do modelo ideal para o seu projeto exige análise das variáveis envolvidas em sua construção, bem como valor de investimento e possibilidades de mais ou menos problemas devido à corrosão.
Como modelo que apresenta maior segurança no geral, favoritos por sua robustez, os leitos soldados são usualmente a preferência para obras de larga escala, onde é necessário um menor esforço para manutenções futuras e a possibilidade de desgaste pode custar caro.
Já para obras pequenas, as opiniões são divididas. Vai de cada projeto.
Aqui na Inecel você encontra ambos os modelos com máxima qualidade e excelência, naquele formato que você já conhece e confia. Que tal conversar com um de nossos profissionais para saber mais detalhes e fazer a escolha certa?
Estamos à disposição! Siga também a Inecel nas redes sociais para ficar em dia com notícias, novidades e dicas especiais.